terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Espírito Natalino Fujão

Sombriamente, o espírito do Natal foi sumindo através dos anos...Salvo algumas pessoas que mantém as luzes e as árvores de natal pela casa.
Quando eu era pequena, saíamos meu pai, meu irmão e eu para ver as casas iluminadas e enfeitadas para esperar o Papai Noel. Percorríamos um ou dois bairros próximos e era o suficiente para satisfazer nossos olhinhos. Hoje para ver enfeites seria preciso gastar dois tanques de gasolina para, se tiver sorte, ver algumas casas humildemente enfeitadas.
O espírito natalino não tem nada a ver com a correria nas lojas, pelo menos pra mim. A hora em que todo mundo está a procura de um presente baratinho para aquele monte de parente e depois a correria é no mercado para comprar panetones e perus e todas aquelas coisas para aqueles mesmo parentes esfomeados que aparecem na noite de Natal e vão embora sóbrios (alguns já dormindo) deixando tudo de pernas pro ar. Sim, é muito divertido, mas não é bem esse o significado. Na verdade se perguntar a duas mil pessoas qual o significado do Natal, possivelmente teremos duas mil respostas diferentes.
Pra mim, Papai Noel vai ser sempre um vovô fofinho que dá vontade de apertar e esse é o meu espírito de Natal, o encantamento pelas luzes tão aconchegantes, as pessoas mais solidárias, Papais Noeis por toda parte... Só o que mudou foi o frio na barriga na véspera do Natal, quando espremíamos nossos narizinhos na janela com a esperança de ver o Papai Noel gorduxo em seu trenó cheio de presente.

Feliz Natal HOUHOUHOU <:)

Um comentário:

  1. Bah, faço minhas as tuas palavras.
    Aqui em casa nós tinhamos o costume de sair de Jeep na véspera do Natal pra ver as decorações. Eu adorava isso. Mas as decorações ficaram escassas e a tradição familiar foi extinta, meigo, não?

    Em vez de decorar as casas e tudo mais, as pessoas preferem ficar dando presentes para os outros sem a verdadeira vontade de fazê-lo. Faz por pura vontade de ser retribuido...

    O mundo está perdido!

    ahsuahsua

    Beijoo

    ResponderExcluir