domingo, 14 de setembro de 2014

Aaaaaah o verao! 8DDDD Verao significa piscina, praia, mais festas, mais rua. Nao tem nada que te impeca de ser feliz e bronzeada (ate aprende a gostar de banho de sol). Ferias. A viagem mais maravilhosa da tua vida. Assim que as ferias terminam, todo mundo sabe que alem das criancas voltarem pra rotina, a gente volta tambem. Comeca a esfriar e que logo vai ter neve por tudo e ficar uma merda mas se pensar positivo, da pra continuar usando shorts ate novembro ainda, pra fingir que o verao ta de pe.

E como tudo na vida chega ao fim, junto com o final das minhas ferias vieram a papelada pra escolha da nova aupair da familia, e do meu voo de volta pra casa. Eh engracado por que eu tinha certeza dos meus planos desde o comeco, minha lista de coisas pra fazer nesses 1 ano e 9 meses que ate incluia passar as duas ultimas semanas sentada sem fazer nada ja que a nova aupair vai estar na casa. Mas esses papeis me fizeram pensar.

Durante o ano eu fiz e refiz a lista de coisas que eu queria ver, fazer, comer, comprar. Passei meses contando moedinha. Fazendo 10x a conta de quanto dinheiro precisava pra tal viagem, dor de cabeca planejando sem saber como as coisas iam ser no lugar. Felizmente todas as contas deram certo, valeu a pena passar horas contando o numero de semanas x dinheiro ganho e nem foi tao dificil assim afinal. Aprendi a organizar meu tempo e dinheiro, fazer planos de longo prazo. Me virar sozinha. Entrar num aviao e tirar foto na frente das coisas bonitas eh facil, dificil eh catar o onibus certo (pq taxi eh caro!), chegar em tempo no aeroporto, nao gastar dinheiro com bobagem, comer pao com presunto e queijo e banana por 4 dias. E sabe o que mais? Se eu tiver que contar das minhas experiencias, eu vou falar dessas coisas e me exibir. Dias a base de barrinha de ceral, dormir em lugares terriveis, uma hora de onibus pra chegar nos lugares sao os meus trofeus. Foi assim que eu consegui visitar 12 estados e ver coisas que nem eu imaginava um dia ver.

Uma vez que eu ja fui onde eu queria ir e ja fazem um ano e meio que nao volto pra casa, ta na hora de voltar. Ja ate comecei mentalmente fazer a lista de coisas que vao na mala, tentar imaginar se vai caber tudo, quantas malas serao necessarias,... Numa passada de olho rapidinha pelas tralhas que eu arrecadei aqui (tipo 10 canecas de festivais, colares coloridos, tiara de feliz ano novo,..) eu lembrei das coisas que eu nao vou poder levar na minha mala. As pessoas que construiram as memorias que eu tenho de cada uma dessas coisas vao ficar aqui, ou vao embora tambem. Sem contar os que ja foram. Como tu simplesmente diz tchau pra familia que te acolheu, pras criancas que tu aprendeu a amar apesar de tudo? E todas aquelas pessoas que passaram quase 2 anos contigo, compartilhando reclamacoes, choros, saudades que alem de amigos foram a tua familia por muito tempo? A gente quase nem fala disso, tem certeza que vai manter o contato, mesmo todo mundo sabendo que a distancia dificulta e ninguem sabe como vao estar as coisas. Nao se diz tchau pra esse tipo de gente. Aprendi a ser amiga, ajudar e amar gente muito diferente de mim e isso tambem me fez crescer. Eh tipo saber que as tuas amigas que estavam contigo nas tuas maiores aventuras, nao vao poder te ajudar a contar sobre elas. Como eu vou deixar tudo isso pra traz?

Querendo ou nao, preparado ou nao. A data de volta ja foi escolhida. Eh claro que depois de tanto tempo, alem de sentir falta de comidas, comeca a fazer falta a liberdade de passar o dia de pijama ou de gritar que nao tem nada de bom pra comer. Eu mal posso esperar pra ver minha familia de novo, impossivel nao planejar a volta, quem visitar primeiro. Como nao sentir saudades dos avos quando passa por velinhos por ai? Da saudade de fazer ate coisa que eu nem gosto. Eu planejei, fiz tudo que eu pude e eu sei que ta na hora de voltar pra minha vida real. Amar as criancas nao significa que eu goste de ser baba. Apesar de eu amar esse lugar, minha vida nao ta aqui. Saber o que eu quero facilita.

Parece que foi ontem que eu peguei meu primeiro aviao e ja ta na hora de voltar. Eu estou indo pra casa imensamente feliz e realizada. Vou deixar a saudade dos Estados Unidos, das criancas, das minhas amigas doer depois, quando for hora. Eu sei das pessoas maravilhosas que estao me esperando na outra ponta! Apesar de eu morrer de ciumes vendo as criancas falarem da nova aupair, eu sei que nao quero cuidar delas pra sempre. Eh diferente dar tchau quando tu sabe que eh temporario. Dar tchau sem saber se um dia vai se encontrar de novo eh bem diferente.

Todas essas coisas estao correndo loucamente pela minha cabeca, desde a manha ate a hora de dormir. Parece que vai ser assim pelos proximos 4 meses. E eu ainda nao decidi se quero que passe rapido ou nao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário