quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Do Nosso Tempo ♪

Descobri a pouco tempo uma nova e significativa carecteristica minha: Saudosista! Seguidamente me pego perdida em nostalgia, gosto disso, me divirto e acho até que me faz bem. E como resultado de um momento desses, lembrei da minha infância e aproveitei pra registrar um pouco das memórias que eu guardo sobre ela.
Acredito que tenhamos sido a última geração a ser criada brincando na rua. Ainda há lugares onde as crianças se encontram na rua para se divertirem, mas nada se compara a nossa diversão.
Brinquei muito na rua, muito mesmo. Éramos um grande grupo, crianças de todas as idades brincavam, jogavam bola, criávamos nossas próprias brincadeiras. Os maiores cuidavam dos menores, era uma grande família. Crianças de ruas próximas também costumavam vir para brincar.
Esperávamos ansiosamente a tarde chegar para nos juntarmos. As vezes íamos uns na casa de outros e passávamos a tarde jogando Sonic, MK ou qualquer coisa onde todos pudessem se divertir juntos. esse era o passatempo dos dias de chuva, porque os dias de sol passávamos na rua, jogando futebol com as goleras marcadas por tijolos, ou então organizávamos um grande esconde-esconde. As vezes inventávamos teatrinhos, onde cada um ganhava um personagem e a história era criada aos poucos.Tivemos algumas guerras de bixiguinha (foto), essas eternizaram-se. Tivemos brigas e discussões de sobre, reclamações dos vizinhos porque alguém acabava esquecendo de tirar os tijolos da rua, ou quando todos estavam com suas bicicletas funcionando, esquecíamos de recolher as rampas devidamente colocadas no meio da rua. As rampas foram responsáveis por muitos acidentes. Power Ranger era o desenho preferido, era uma briga a divisão das cores de cada um...
Fomos criados juntos, como irmãos. Igualdade e culplicidade podiam nos definir. O grupo de 'crianças' foi diminuindo, novas crianlas apareceram e hoje a rua onde nos finais de semana era agitada e embalada por brincadeiras e risos está vazia. As novas crianças adotaram outras atividades. As coisas mudaram, e agora brincar na rua se tornou perigoso.
Saudade daquele tempo! Brincávamos até cansar e quando estávamos exaustos sempre tinha fôlego para mais um pouco, éramos crianças de verdade, inocentes e travessas como crianças devem ser, não nos preocupávamos em chegar em casa com os joelhos esfolados e a roupa toda suja, éramos felizes, e ainda somos! Porque tenho certeza que nenhum de nós esqueceu das tardes na rua...
Ao Ber, a Dani, A Bruna, a Vanessa, o Junior, o Douglas, a Marina, a Mariana, o Lucas, o Jorginho, o Guilherme, o Willian, o Beto, o Luciano, o Gustavo, a Alcione, o Aldoir, o Roger, a Marília, o Rodolfo, a Nih, o Alessandro, o Tobias, o Thomas e todos os outros que eu não lembrei, obrigada pelas páginas mais coloridas do meu livro!

Um comentário:

  1. saudadeee, saudadeeee, hoje eu sei de verdade o que é a saldade.... já diria a canção

    é, hoje as crianças não ficam mais na rua, só as maloqueirinhas.... Na minha época eu até brincava, mas com várias restrições.... na maior parte do tempo brincava no pátio do condomínio, com um bando de guri chatos. Menina só tinha uma que brincava conosco, as outras crianças eram mais novas e eram excluidas das brincadeiras dos mais velhos.......e era sempre a mesma panelinha.

    Mas até q dava pra se divertir, futebol, taco e video-game, era o q nós fazíamos, ah, isso quando me deixavam jogar essas coisas. Tb tinha esconde-esconde, que era minha preferida :p. As vezes me convidavam pra brincar de esconde-esconde só pra mim me esconder e enauqnto isso os outros iam joga video-game sem me convidar, e eu ficava sozinho na rua :(

    Acho q eu nao tenho saudades desse tempo, nem da infância nem da adolescência, ainda bem q isso acabou \o/

    ResponderExcluir