sexta-feira, 17 de julho de 2009

Nós, os inquietos.

Li em uma revista Capricho de 2008 um texto que me chamou atenção sobre inquietude. Eu que não consigo ficar quieta, que quando vejo um filme ou durmo ou não consigo prestar atenção no filme todo, que não aguento esperar muito tempo, que estou sempre mudando as coisas de lugar, achei que inquieta era uma definição um pouco forte.
Mas inquietude por de ter um significado mais divertido do que eu imaginava. Todo mundo é meio inquieto, afinal todos nós queremos alcançar ideias e isso faz com que não ficamos parados vendo as coisas acontecerem. Mas para algumas pessoas esse ideias mudam constantemente, como se ao conquistar o prêmio maior ele se tornasse tão pequeno quanto o último e fizesse com que uma nova busca começasse.
Quando estamos solteiros, pedimos loucamente por um namorado. Quando se está namorando, as coisas se tranquilizam... e o inquieto muda denovo, focando em algo mais emocionante que esteja em crise, tranquilidade realmente não faz parte da nossa vida. Se as pessoas veem aqueles milhares de cursos oferecidos no vestibular e ficam em dúvida, nós queremos provar todos, nos enteressamos por vários ao mesmo tempo. A nossa opinião muda constantemente, diferente daqueles que deixam sua pipa voar livremente, nós mudamos nossa pipa de lugar várias vezes e experimentamos todas as formas de voo.
É uma caracteristica comum a incompletude. Nunca está bom, estamos sempre em superação, isso nos faz sentir vivos. A diferença é que o inquieto corre a 200 por hora atras dessa realização e quando todo mundo pensa que ele está feliz onde chegou, ele vai mudar o rumo denovo procurando alguma novidade.
O problema é que a inquietude e a ansiedade andam juntos, o fato de querer tudo na hora, muito rápido é que enjoamos das coisas da mesmo facilidade. Por isso, para algumas experiencias, precisamos reinventar a cada dia para não enjoarmos. O que não é nenhuma dificuldade, os inquietos não gostam de ver o mundo sempre da mesma maneira.
É cansativo, mas é muito divertido esse jeito de levar a vida. Se você é uma pessoa inquieta, sabe do que eu estou falando. :D

Um comentário:

  1. A verdade é que também sou assim. Apesar de ter uma personalidade meio água de poço, meu cérebro trabalha constantemente. Acho que meus pensamentos são inquietos. Consigo formular tantas hipóteses sobre uma mesma situação em pouco tempo que às vezes ficou meio doido.
    Quanto ao curso superior, bem... Tenho vontade de fazer no mínimo uma dezena de cursos.
    Mas confesso que em alguns sentidos não sou tão inquieto.
    Mudança de gostos, de amigos, de rotina... Sou meio estático quanto a isso. Só mudo quando sou obrigado.
    Mas sabe, ser inquieto apenas no pensamento não é tão bom. Fica faltando agir.
    Só pra ilustrar: lendo o seu texto formulei no mínimo cinco hipóteses sobre sua inquietude. Sou ou não sou inquieto psicologicamente? rs

    Amei o texto \o/
    Mrs. Inquieta.

    ResponderExcluir