terça-feira, 14 de julho de 2009

A Saudade Boa

"Se tento descrevê-lo aqui, é justamente porque não quero esquecê-lo. É triste esquecer um amigo. Nem todo mundo tem um amigo (...)"*

Você deve estar se perguntando: Desde quando sentir saudade é bom? Eu tambem me perguntei sobre isso quando me disseram que a tristeza da saudade diminui e eu acabaria somente com a saudade boa. E qual foi minha reação? Desandar num choro de tristeza profunda.Era o que eu realmente sentia. Quando as pessoas dizem "ah! Isso passa!", talvez seja porque passa mesmo, no caso da saudade, diminui. Na maioria das vezes as pessoas que dizem isso nem acreditam muito que seja mesmo verdade. Eu sei o que é a saudade boa, e vou descrevê-la para meu inumeros leitores (ou não).
A pouco tempo atrás perdi um amigo muito especial. Ningué m gosta de falar de desgraças, eu mesma acho díficil falar sobre o assunto da perda, mas faz falta, é difícil guardar para si certas coisas, quando se sabe que ao contar, o sentimento diminui de intensidade. Ainda tenho vontade de falar sobre isso, assunto que é muito delicado.
Dias depois do acontecido eu ainda estava muito abalada, chorava muito e me sentia frágil. Tinha em mim lembranças muito presente e sentia como se um pedaço de mim tivesse sido arrancado. E realmente havia sido. Era uma saudade triste que custou a passar, achei que nunca passaria.
Espero não passar uma imagem banalisada disso, apenas gostaria dar uma idéia de como essas coisas são dificeis.
Mas a partir de um dia, assim como o orvalho some ao sol do meio dia, a saudade ruim foi embora e eu pude entender do que se tratava essa saudade boa. Foi como se eu pudesse compreender melhor os fatos e eu sabia que, afinal, meu amigo estava tão bem quanto estava ao 'mau lado' antes. E assim, mandei a saudade triste embora e fiquei somente com a saudade boa.
A saudade boa é quando tu lembra daquela pessoa sempre com um sorriso no rosto, porque ela te fez sorrir muitas vezes, e é disso que tu sente saudades. É quando tu lembra de todas as coisas boas, bonitas e que fizeram dessa possoa especial, ao invés de lembrar que ela não está mais aqui. Essa saudade é boa, mas continua sendo saudade, menos triste e menos tenebrosa.
Esse amigo sempre será "alguém que me faz sorrir"...

"Agora já me conformei um pouco. Mas não completamente.(...) E gosto, à noite, de escutar as estrelas. É como ouvir quinhentos milhões de guizos.(...)*

* O Pequeno Principe - Antonie de Saint-Exupery.

3 comentários:

  1. Sei como é isso... Perdi um amigo também há um tempo atrás e ainda não acredito nisso 100%, ainda tenha a impressão de que a qualquer momento ele vai aparecer pra ver o jogo do Grêmio com nós... É, ainda não caiu a ficha. E isso já faz uns 4 meses...

    ResponderExcluir
  2. "A saudade não quer dizer que estamos longe um do outro, mas sim que um dia já estivemos juntos"
    Infelizmente a saudade ruim é a que mais prevalece, mas isso porque não conseguimos buscar a saudade boa de dentro de nós.
    Concordo totalmente com você Bruna. Muito bem escrito. Beiijos *'

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, alguem pode me ajudar
    o que sifnifica diretamente essa passagem E gosto, à noite, de escutar as estrelas. É como ouvir quinhentos milhões de guizos...

    obrigado

    ResponderExcluir